Por Eduardo Magregor
Há um ano, no dia 6 de agosto de 2020 o Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN DF lançava o projeto ”DETRAN Digital“, montando ali um conjunto de atendimentos/soluções por tecnologia, facilitando o acesso do cidadão aos serviços da autarquia. A primeira etapa do projeto contava com 15 serviços.
Atualmente já são contabilizadas quase 30 opções gerando segurança e instabilidade ao atendimento para com o usuário da plataforma digital.
No passado, as pessoas perdiam um dia inteiro para emitir um documento, ficavam horas em uma fila, postos lotados, tumulto e aglomeração. Atualmente, com o aplicativo ”Detran Digital“, o documento do veículo (CRLV-e), ou até mesmo a autorização de transferência (ATPV-e) pode ser emitida em poucos cliques, e o melhor, sem a intervenção de terceiros.
Como acessar o DETRAN Digital
Lançado no dia 6 de agosto de 2020, o Projeto DETRAN Digital é um conjunto de inovações tecnológicas que tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços pela Internet, com o novo Portal de Serviços e com o aplicativo Detran Digital.
É importante destacar que as plataformas possuem serviços de livre acesso, como os agendamentos, por exemplo. Para utilizar todas as funcionalidades disponíveis, é necessário fazer a prova de vida pelo celular.
Ao baixar o aplicativo no celular e realizar a prova de vida, que nada mais é que tirar fotos do seu rosto, é enviado e-mail em até 48h com a confirmação do procedimento.
Portal de Serviços
Para acessar o Portal de Serviços, clique no link a seguir (https://portal.detran.df.gov.br/) ou no site www.detran.df.gov.br.
O aplicativo
O aplicativo DETRAN Digital está disponível para download nas lojas virtuais: App Store e Google Play.
Objetivo
O nosso objetivo final é zerar as filas nos postos de atendimento ao público.
Fonte: Blog Olhar Digital