Por Sandro Gianelli
A aprovação de dois projetos de lei de autoria do Executivo em prol da Polícia Civil colocou deputados distritais em guerra, no Plenário da Câmara Legislativa, na terça-feira (15).
Pegou mal
A polêmica girou em torno do discurso feito pelo deputado distrital Sardinha (Avante). “Precisamos de equiparação com a Polícia Federal e não com a PM e o Bombeiro. Agora nós nos sentimos orgulhosos, toda a vez que a PM quer ser igual a Polícia Civil. Vai ter concurso aí, quem quiser passar para a Polícia Civil, se inscrevam no concurso. Vai apertar na banca para passar apenas policiais civis verdadeiros”, afirmou Sardinha.
Defesa da PM
Os deputados distritais Hermeto (MDB) e Guarda Jânio (PROS), ambos da polícia militar, discursaram em Plenário e cobraram ações semelhantes para a corporação.
Plano de carreira
“Não estou aqui para embarreirar projeto de nenhuma categoria, estou aqui para defender a minha corporação (a Polícia Militar do Distrito Federal)”, disse Hermeto, que se absteve e não votou favorável aos benefícios por entender que os policiais militares merecem o reconhecimento do governo. Hermeto luta para que a PMDF tenha um novo plano de carreira.
Retratação
O distrital Guarda Jânio afirmou que defendeu sempre o dialogo e a união entre as forças de segurança e solicitou que Sardinha se retratasse com a PM.
Discurso infeliz
A Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal soltou uma Nota de Repúdio ao discurso do deputado distrital Sardinha. A nota diz que o discurso do parlamentar é ofensivo aos policiais militares.
Fonte: Conectado ao Poder