23.5 C
Brasília
26/11/2024
InícioNotíciasDestaquesHospital Materno-Infantil de Brasília celebra 58 anos

Hospital Materno-Infantil de Brasília celebra 58 anos

Em 1979, no contexto do Plano de Assistência à Saúde, o hospital passou a ser conhecido como Hospital Regional da Asa Sul (HRAS), contando com 270 leitos e ganhando destaque no atendimento materno-infantil, vocação que foi oficializada em 1987.

O Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) completou, nesta sexta-feira (22), 58 anos de história. Para celebrar a data, uma cerimônia emocionou servidores que, ao longo dos anos, têm se dedicado ao cuidado humanizado e ao bem-estar de milhares de pacientes. Com uma equipe de cerca de 1,6 mil profissionais, a unidade se destaca como referência no atendimento a gestantes e crianças no Distrito Federal.

Durante a celebração, a diretora do hospital ressaltou os avanços recentes em tecnologia, infraestrutura e técnicas de atendimento. Entre janeiro e setembro de 2024, o HMIB realizou mais de dois mil partos, além de 78 mil consultas pediátricas e 77,7 mil exames, reafirmando seu compromisso com a saúde pública.

Com 160 leitos de enfermaria e 56 destinados às Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) incluindo leitos clínico-cirúrgicos, neonatais e pediátricos, o HMIB atende casos de alta complexidade. A unidade também se destaca como a única do Centro-Oeste a realizar cirurgias intrauterinas, um marco na medicina fetal.

Uma trajetória de crescimento e transformação

Inaugurado em 22 de novembro de 1966, o então chamado “Hospital da L2 Sul” começou a atender a população em janeiro de 1967, com uma estrutura de 5.325 metros quadrados e serviços em áreas como cirurgia geral, oftalmologia e odontologia. A primeira grande expansão veio em 1970, quando o hospital dobrou sua área física.

Em 1979, no contexto do Plano de Assistência à Saúde, o hospital passou a ser conhecido como Hospital Regional da Asa Sul (HRAS), contando com 270 leitos e ganhando destaque no atendimento materno-infantil, vocação que foi oficializada em 1987.

O nome atual, Hospital Materno-Infantil de Brasília, foi adotado em 8 de novembro de 1996. Apesar de mudanças posteriores, como o retorno temporário do nome “HRAS” em 2001, a sigla HMIB permaneceu como marca registrada e voltou a ser oficializada em 2012.

Hoje, o HMIB é mais do que um hospital. É um símbolo de dedicação, inovação e cuidado com a vida, sendo essencial não apenas para o Distrito Federal, mas também para pacientes de estados vizinhos. 58 anos depois, a unidade continua a escrever sua história com a mesma missão que guiou sua criação: cuidar das famílias com excelência e humanização.

Fonte: Agência Brasília

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -