Por Cláudio Ulhoa
O Jornalista foi absolvido de acusações que teriam sido praticadas em 2021; a absolvição partiu do próprio Ministério Público que entendeu que Moraes é inocente
A 7ª Vara Criminal de Brasília decidiu que Weligton Moraes, que atualmente é secretário de Comunicação no Governo do Distrito Federal (GDF), não teve nenhum envolvimento com acusação que lhe foi feita quando o denunciaram, em 2010, por ser intermediador de um suposto suborno a um jornalista. O secretário sempre negou as acusações e agora com a decisão judicial, este processo foi arquivado. À época, Moraes também era secretário de Comunicação do GDF.
Moraes foi absolvido por recomendações dos promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) que não viram sua participação no suposto suborno. As investigações que levaram a essa conclusão faziam parte da Operação Caixa de Pandora, deflagrada em 2009, para apurar atos de corrupção no governo de José Roberto Arruda.
À frente da Comunicação Social da gestão de Ibaneis Rocha (MDB), Moraes tem feito um trabalho que teve, no final do ano passado, o reconhecimento da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) que reconheceu a gestão da pasta com o prêmio Índice de Transparência Ativa (ITA) no setor público.
“Temos a responsabilidade de mostrar à sociedade o que está sendo feito com o dinheiro pago em impostos, de forma que todos possam fiscalizar as ações”, disse Weligton Moraes, após receber o ITA.
Além disso, a secretaria comandada por Moraes teve um papel importantíssimo nos últimos meses, já que a pandemia de covid-19 exigiu um grande esforço da pasta para dar publicidade, não só às ações do governo, mas também às dicas e sugestões que deveriam ser adotadas pela população para se prevenir da doença.
Por ter um orçamento milionário, a Secretaria de Comunicação e seus responsáveis costumam ser alvo de perseguições e calúnias. Weligton Moraes, que sente isso na pele, atualmente está sofrendo ataques de um site de notícias que, nos últimos meses, tem disparado contra o secretário acusações sem fundamentos. Moraes afirma que já está adotando as medidas cabíveis para se defender das difamações.
Fonte: Cláudio Ulhoa é Jornalista e membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP