O projeto Drenar DF tem como objetivo captar água da chuva em áreas críticas do Plano Piloto e Taguatinga, com o intuito de evitar alagamentos. O sistema de drenagem terá uma bacia de retenção que irá reduzir a pressão da água que chega ao Lago Paranoá, além de permitir que a sujeira trazida pela chuva decante no fundo do reservatório. A água tratada será devolvida para a natureza, em uma lagoa de retenção construída no Setor de Embaixadas Norte, que fará parte do Parque Internacional da Paz.
Com 37 mil m², o reservatório do Drenar DF terá dupla função, e estará dentro de um parque urbano. A área contará com 1.100 m de ciclovia e um projeto paisagístico diversificado, com 249 árvores e arbustos plantados em uma área livre de 5 mil m². O espaço terá também a Praça Internacional da Paz, com 8 mil m². A lagoa de retenção do Drenar DF será totalmente cercada por alambrados de aço galvanizado com 1.010 m de altura, com placas informativas advertindo sobre o perigo de ultrapassar a barreira.
O investimento total para a execução das obras de drenagem é de R$ 174 milhões. A construção já começou a ser executada nas quadras 401/402 e 201/202, depois de uma espera de 20 anos pela assinatura de cinco contratos de serviço. O projeto Drenar DF é uma solução definitiva para antigos problemas de alagamento na região, e contribui para preservar o meio ambiente, devolvendo a água captada para a natureza.
Fonte: Agência Brasília