O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a vice-governadora, Celina Leão, receberam prefeitos de municípios goianos e mineiros para discutir temas relacionados à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), como saúde e transporte público. O encontro aconteceu nesta terça-feira (21) e contou com a presença do deputado federal por Goiás, Ismael Alexandrino.
Entre as pautas discutidas, a construção de um hospital na região Sul do Entorno, com foco na cidade de Valparaíso, foi tratada como prioridade. O objetivo é complementar o Hospital Estadual de Águas Lindas, que está em fase final de construção. Além disso, foram discutidas a ampliação e a construção de terminais para integrar o transporte público do Entorno.
O terminal do BRT de Santa Maria será duplicado para atender à demanda local e também aos municípios próximos. No BRT Oeste, as linhas de ônibus serão atendidas pelo terminal do Setor O. Na região norte do DF, está prevista a construção de um terminal na região do Posto JK, em Planaltina, para alimentar cidades próximas. Além disso, o GDF pretende construir um terminal na região do Jardim ABC para servir aos moradores.
O governador Ibaneis Rocha também comentou sobre melhorias em rodovias, como a DF 140 e a BR 080, além da construção de uma passarela e um viaduto no Novo Gama. Para tratar de todas essas demandas, o governador reforçou a necessidade de integrar o Governo de Goiás e determinou que as questões do Entorno e da RIDE serão conduzidas pela vice-governadora Celina Leão.
Outro assunto discutido foi a gestão compartilhada do transporte público do Entorno com o governo de Goiás e a União. Nessa proposta, DF, Goiás e governo federal dividiriam os custos da tarifa, complementando o valor pago pelo usuário ao custo real da passagem. Para isso, será necessário envolver todo o país e discutir uma proposta no Congresso Nacional.
A reunião contou com a participação do Presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB) e prefeito de Valparaíso (GO), Pábio Mossoró, e do presidente do Partido Progressistas em Goiás, Alexandre Baldy.
Fonte: Agência Brasília