21.5 C
Brasília
19/04/2024
InícioNotíciasDistrito FederalInfestação do Aedes é considerada satisfatória para o DF

Infestação do Aedes é considerada satisfatória para o DF

Armazenamento de água para consumo humano continua sendo o depósito predominante para o mosquito

O primeiro levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) do ano apontou dados satisfatórios em relação à presença de recipientes com larvas do mosquito. O índice de infestação predial ficou abaixo de 1%. Esse resultado demonstra uma redução, se comparado ao cenário captado no levantamento de fevereiro de 2018 (2,05%).

“São dados satisfatórios porque o índice de infestação predial ficou em 0,83%. Apesar da diminuição, estamos intensificando as ações, para reduzir ainda mais esse índice”, informa o responsável pela Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), Petrônio Lopes.

Ao todo, nove regiões administrativas apareceram com sinal de alerta, com índice entre 1% e 3,9%: Gama, Paranoá, Planaltina, SCIA, São Sebastião, Jardim Botânico, Park Way, Itapoã e Lago Norte.

O armazenamento de água para consumo humano continua sendo o depósito predominante. Outro fator é que, nesta época do ano, a chuva enche os depósitos com água e torna favorável a manutenção do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti.

O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do Aedes. Foram pesquisados 26.632 imóveis em todo o Distrito Federal.

PREVENÇÃO – A população, ao lado de polícias públicas, também é responsável nas ações de combate ao mosquito.

São exemplos de atitudes que devem ser tomadas: os locais escolhidos para o armazenamento de água e vasilhas usadas como bebedouros para animais domésticos devem ser limpos com escova e sabão; os recipientes para armazenamento de água deverão ser tampados com as tampas originais ou com uma tela de trama pequena, tecidos de tramas fechadas, de maneira a evitar o acesso do mosquito; as caixas d’água devem passar por limpeza regular e estar bem fechadas.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde também recomenda que os pratos sob os vasos de plantas sejam eliminados e, quando a ação não for possível, colocar areia nesses pratos para evitar o acúmulo de água. A cada 7 dias, ou semanalmente, a população deve vistoriar os reservatórios de água, recolher sucatas, remover materiais inservíveis e entulhos, dar descarte adequado a todo material removível, proteger materiais indispensáveis, limpar e consertar calhas e toldos.

Os resíduos ou lixo doméstico devem ser acondicionados adequadamente, protegidos das chuvas e ações de animais, até que o carro coletor faça seu recolhimento.

Fonte: Ascom IGESDF

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -