A Neoenergia, em parceria com a Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI) da Polícia Civil, esteve, na manhã da quarta-feira (24), em 10 academias de uma mesma rede e deflagrou a “Operação Teia”, responsável por verificar a denúncia de fraude nos medidores de energia dos estabelecimentos. As unidades estão localizadas em Taguatinga, Vicente Pires, Ceilândia, Samambaia, Guará e Jardim Botânico. Técnicos da concessionária encontraram irregularidades em nove dos 10 locais visitados.
Agora os medidores de energia vão passar por uma análise técnica, em laboratório, realizada pela Neoenergia e pela Polícia Civil. Após essa perícia será possível calcular o volume de energia recuperado durante a operação. Toda energia não medida e consumida será cobrada por meio de processo administrativo.
As irregularidades foram retiradas, os estabelecimentos regularizados e os responsáveis conduzidos à delegacia para que respondam em âmbito criminal. Três pessoas foram presas em flagrante e ficarão detidas até a audiência de custódia.
“A nossa missão é intensificar as fiscalizações e garantir que novas operações para combater o furto de energia elétrica sejam realizadas em todo o Distrito Federal”, garante Madson Melo, gerente de Proteção da Receita da Neoenergia Brasília. “É importante reforçar que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime”, finaliza.
Segurança – A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
Crime – O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até as oito anos de reclusão pela prática ilegal.
Denuncia – A Neoenergia reforça que o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a concessionária. As denúncias são feitas, de forma anônima, nos nossos canais de atendimento, por meio do telefone 116 ou presencialmente em uma de nossas lojas de atendimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Neoenergia Brasília