23.5 C
Brasília
21/11/2024
InícioNotíciasDestaquesNeoenergia forma primeira turma exclusiva do sexo feminino da escola de eletricistas

Neoenergia forma primeira turma exclusiva do sexo feminino da escola de eletricistas

Mulheres mostram força e entram de cabeça em um universo que era majoritariamente masculino

Em mais uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Neoenergia realizou, na quinta-feira (9), a formatura da primeira turma exclusiva para mulheres da Escola de Eletricistas da distribuidora, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no Gama. O evento contou com a participação do diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, da secretária da Mulher, Giselle Oliveira, e do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Thales Ferreira, do Governo do Distrito Federal (GDF). O diretor-geral do SENAI, Marco Secco, também esteve presente representando a instituição.

Para a Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, que representou a Governadora em exercício, Celina Leão, um evento como esse, a formatura da primeira turma exclusiva para mulheres, faz parte da política para as mulheres que Brasília precisa. “A capacitação, a formação e a autonomia econômica são as iniciativas que vão transformar a realidade da nossa sociedade”.

As 20 formandas dessa turma se juntam aos mais de 250 profissionais que foram formados para o mercado de trabalho em todo o Distrito Federal. Destes, cerca de 150 já foram contratados para o quadro da concessionária, sendo cerca de 50% mulheres, ampliando a equidade de gênero também nas áreas técnico-operacionais da empresa.

Além de fomentar a geração de emprego e renda no Distrito Federal, a iniciativa visa ampliar a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo, principalmente, para a equidade de gênero em profissões majoritariamente masculinas. Além disso, a escola possibilita que, depois da formação, as alunas possam integrar o quadro de colaboradores da distribuidora, de empresas parceiras ou atuar em outras instituições no mercado.

“É com muito orgulho que estamos hoje formando a primeira turma exclusiva para mulheres da Escola de Eletricistas. Saímos de um quadro que, quando chegamos em no Distrito Federal, não tinha sequer uma mulher como eletricista de rede, e hoje já possui mais de 25% dessas profissionais, todas formadas em nossa Escola”, comemorou Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília. “E seguimos trabalhando com o compromisso de fazer a diferença para a sociedade da capital federal, com atendimento de excelência, desenvolvimento socioeconômico e equidade de gênero.”, completou Candian.

Presença Feminina – O Grupo Neoenergia possui aproximadamente 3 mil mulheres em seu quadro de colaboradores. Dessas, mais de 380 ocupam cargos de liderança dentro da corporação. Só na Neoenergia Brasília, mais de 150 mulheres foram contratadas desde que a distribuidora chegou à capital federal. No âmbito da escola de eletricistas, mais de 120 mulheres já se formaram e 74 foram recrutadas pela empresa.

Até o fim do ano, cerca de 100 futuros eletricistas terão a oportunidade de se capacitar por meio de cinco turmas. Grande parte desses eletricistas serão contratados nos próximos meses pela Neoenergia para atuar em atividades técnicas e comerciais no Distrito Federal.

Curso – A escola oferece capacitação profissional gratuita, e pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mínimo B, podem se inscrever. Os cursos têm ênfase em redes de distribuição de energia elétrica e as aulas são divididas em duas etapas, começando pela parte teórica, em formato remoto, e finalizando com as aulas práticas presenciais, em campos de postes, seguindo os protocolos de saúde e segurança.

Pioneirismo – O projeto é realizado pelas distribuidoras do grupo Neoenergia e já capacitou aproximadamente 5 mil alunos no Distrito Federal e nos estados da Bahia, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e São Paulo. Desse total, cerca de 4 mil profissionais foram contratados pelas empresas do grupo. A iniciativa pioneira ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão, é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia, para estimular boas práticas das empresas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Neoenergia Brasília

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -