A parceria da Neoenergia Brasília com o governo federal para a eficientização da iluminação artificial dos prédios da Esplanada dos Ministérios, em vigor desde o último mês de junho, fez com que o Ministério da Economia recebesse, na semana passada, um Selo Nacional de Modernização do Estado, distinção concedida pela Presidência da República e que reconhece iniciativas de inovação na Administração Pública federal para melhor atender às necessidades do cidadão. O acordo traz a substituição de lâmpadas ineficientes por modelos LED, 40% mais econômicos.
A premiação é realizada pela Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME/PR) e promove a classificação em quatro categorias: Ouro, Prata, Bronze e Bronze com menção honrosa. A ação com a Neoenergia Brasília recebeu o Selo Bronze com menção honrosa.
Com investimento de R$ 5,3 milhões, a iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ação também é coordenada pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, para atendimento ao Decreto nº 10.779, de 25 de agosto de 2021, que estabelece medidas para a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da administração pública federal.
Inicialmente, 17 ministérios, o Palácio do Planalto, o Palácio da Justiça e o Palácio do Itamaraty participarão do projeto. Assim, está prevista a troca de 110 mil lâmpadas ao longo de 24 meses.
“A parceria com o governo federal busca ajudar no uso sustentável e eficiente da energia elétrica, iniciativa relevante para a pauta de descarbonização da economia”, afirma Ana Mascarenhas, Superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.
Outras Ações – A Neoenergia Brasília trabalha em diversas frentes dentro da eficiência energética. O projeto Energia com Cidadania é mais uma iniciativa da empresa que promove ações de eficiência energética nas comunidades de baixo poder aquisitivo do Distrito Federal. Unidades móveis da distribuidora percorrem comunidades da capital federal e trocam lâmpadas ineficientes por modelos LED, além de orientar a população sobre como utilizar racionalmente os equipamentos elétricos e, assim, economizar energia.
A Neoenergia Brasília acredita na educação como principal vetor para a formação de hábitos relacionados ao uso eficiente e seguro de energia elétrica, assim como para o desenvolvimento de uma consciência cidadã que pensa na preservação ambiental e na economia familiar. Todos os projetos compõem o Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Neoenergia Brasília