O Distrito Federal está a caminho de ganhar sua primeira unidade da Santa Casa de Misericórdia, um espaço de saúde dedicado a cuidar dos necessitados e fornecer assistência médica no Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo foi fechado durante uma celebração dos 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) em Brasília, com a presença da governadora em exercício, Celina Leão.
A construção de uma Santa Casa no DF tem como objetivo melhorar a assistência médica à população no SUS. O governo está trabalhando para formatar um projeto e destinar um terreno para a construção do hospital, enquanto a CMB se encarregará de arrecadar os recursos necessários.
As Santas Casas de Misericórdia são responsáveis por cuidar de pessoas doentes, inválidas e bebês abandonados, e representam mais da metade da demanda de média e alta complexidade no SUS, segundo a CMB. Em 830 municípios brasileiros, as Santas Casas são o único local de atendimento de saúde.
A construção da Santa Casa no DF não terá custos para o governo local, de acordo com o deputado federal Antonio Brito, coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Os parlamentares também estão comprometidos em ajudar com emendas e arrecadar recursos da sociedade civil.
O presidente da CMB, Mirocles Véras, afirmou que a entidade está trabalhando com o governo federal e com bancadas no Congresso Nacional para obter recursos e emendas parlamentares que possam ajudar na construção do hospital filantrópico de alta complexidade. A CMB também enviará uma solicitação ao governo local para iniciar o processo de doação do terreno e começar a construção do projeto.
Fonte: DF Soberano