Projeto ‘Nasf em sua Casa’ tira dúvidas e orienta sobre temas escolhidos pelos usuários
O que você acha da possibilidade de chamar uma equipe de saúde à sua casa, juntar alguns vizinhos e esclarecer dúvidas sobre saúde em um bate-papo? Essa é a proposta do projeto Nasf em sua Casa, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde 5 de Taguatinga.
A proposta, inovadora, quer que os pacientes atendidos por aquela unidade de referência possam agendar uma data, em horário comercial ou fora dele, para receber em casa os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A própria família ou um grupo de vizinhos é quem propõe o assunto mais relevante para prevenir e melhorar a saúde de todos.
“Sempre gostei da ideia de levar saúde à população, à casa do usuário do Sistema Único de Saúde, em vez de ele ter de se deslocar até a unidade. Na nossa área de abrangência, temos muitos idosos com dificuldade de locomoção. Então, estar mais perto deles, dar orientações sobre como conviver com as enfermidades e melhorar a qualidade de vida, pode ser uma ação mais efetiva do que esperar pela ida desse paciente à UBS”, pondera o enfermeiro e gerente da unidade, Wellington Antônio da Silva, um dos idealizadores do projeto Nasf em sua Casa.
O criador do projeto explica que se inspirou nos costumes do passado, quando as pessoas se visitavam mais, reunindo-se na casa de uma família da vizinhança para conversar sobre o cotidiano. Além de resgatar esse costume, Wellington acredita que os diálogos poderão orientar sobre a prevenção de acidentes com idosos dentro de casa, mostrando como evitar os riscos de queda, o uso de calçados, cuidados no banheiro, por exemplo.
Pode, ainda, orientar sobre o uso de medicações, alimentação e nutrição, bem como levar algumas práticas integrativas, fazendo com que a população aprenda a se exercitar em casa.
Não há um tempo estabelecido para a visita, dependendo de cada tema a ser abordado e das dúvidas a serem sanadas. “Queremos promover saúde de maneira mais próxima e humanizada”, frisa Wellington. “A iniciativa pretende abranger, também, escolas, empresas e organizações. Queremos que a população busque saúde”, conclui.
O projeto conta com o apoio da Superintendência da Região de Saúde Sudoeste. Para a superintendente, Lucilene Florêncio, “iniciativas como essa são de extrema importância para a promoção de saúde da população, para prevenir o adoecimento e, assim, evitar que mais pessoas busquem o atendimento hospitalar. Trabalhamos para ter uma população mais saudável e com qualidade de vida”.
EQUIPE – A equipe do Nasf em Sua Casa é formada por um farmacêutico, um nutricionista, um fisioterapeuta, uma fonoaudióloga e um assistente social. Os profissionais estão responsáveis pela implementação desse projeto inovador, que é diferente e complementa o trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde.
SERVIÇO – Os interessados em solicitar uma reunião em casa, escola ou empresa devem entrar em contato com a UBS pelo telefone 99107 4230 (falar com Wellington) ou ir até a unidade, que fica na Área Especial 23, Setor D Sul, Taguatinga Sul. O serviço está disponível apenas para a área de abrangência da UBS 5 de Taguatinga.
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.
Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para entrevistasaudedf@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111