19.5 C
Brasília
24/11/2024
InícioNotíciasDestaquesVeja dicas para economizar energia durante onda de calor no Distrito Federal

Veja dicas para economizar energia durante onda de calor no Distrito Federal

Operador Nacional do Sistema (ONS) estima aumento de 5,8% no consumo de energia em razão da onda de calor na maioria dos estados brasileiros.

Historicamente, o mês de outubro é considerado um dos meses mais quentes do ano em todo o Distrito Federal. Essa “onda de calor”, que atinge todo o país em 2023, deve acarretar um aumento no consumo de energia elétrica no Brasil de 5,8%, em relação ao mesmo período do ano passado, conforme estimativa do Operador Nacional do Sistema (ONS), e representam 75,2 mil megawatts médios (MW) consumidos a mais.

“O mês de outubro é considerado o mais quente do ano no DF. É um mês de transição entre a primavera e o verão. Temos alguns dias de chuva, e em outros, a chuva para e vem o calorão. Esse é um padrão normal para esta época do ano”, lembra Naiane Araújo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Para se refrescar sem a conta de energia de energia pesar no bolso, a Neoenergia Brasília montou um guia com dicas valiosas de economia de energia.

“É importante otimizar o uso do chuveiro elétrico e ajustar o equipamento para a posição ‘verão’. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor será o consumo”, explica Gustavo Álvares, diretor-superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Ajustar o termostato do ar-condicionado para 23°C e utilizar o timer para evitar seu funcionamento desnecessário também ajuda na economia”, finaliza.

O executivo reforça que, após resfriar o ambiente com o ar-condicionado, é ideal que se use ventiladores para manter uma temperatura agradável. Manter o equipamento limpo ajuda em um desempenho econômico.

Os brasilienses podem evitar abrir a geladeira com frequência, pois a entrada de calor aumenta o consumo de energia. É importante se certificar de que o aparelho está em um local bem ventilado, com espaço de pelo menos 15 centímetros entre ele e as paredes / armários. Verifique periodicamente a borracha de vedação para evitar desperdício de energia.

Por fim, usar fornos e ferros elétricos com parcimônia. Otimizar o uso desses equipamentos evita ligá-los e desligá-los com frequência.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Neoenergia Brasília

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -