O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), afirmou que não vê “nenhuma possibilidade” do Congresso Nacional aprovar alguma mudança na independência da Banco Central. Arthur Lira é tido como o “pai” do projeto que garantiu a autonomia do BC.
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, está sob fritura do presidente Lula e aliados do Partido dos Trabalhadores, que criticam a taxa de juros brasileira. Parlamentares do PT articulam a convocação de Campos Neto para explicar o marcador no Congresso, no entanto, a ideia não é unanimidade nem mesmo dentro do partido. Sigla que compõem a base de Lula, como PSD, MDB e União Brasil descartam apoiar a convocação. A ação também desagrada Lira.
“Eu não vejo nenhuma possibilidade de mudança com relação à independência do Banco Central no Congresso Nacional”, declarou o presidente da Câmara em conversa com investidores em São Paulo.
No Senado, também é remota a chance de Campos Neto enfrentar o constrangimento de uma convocação. Mesmo publicamente, o presidente do BC já declarou que está a disposição para esclarecimentos dos parlamentares.
Fonte: Diário do Poder