26.5 C
Brasília
18/09/2024
InícioNotíciasBrasilIdeia de censura das redes sociais derrota governo Lula

Ideia de censura das redes sociais derrota governo Lula

Incerteza sobre número de votos fez aliados de Lula optarem por tirar proposta da pauta.

Deputado protesta contra o Projeto da Censura, como a oposição chama o projeto das ‘fake News’. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), adiou na terça-feira (02) a votação do projeto que estabelece regras de combate às ‘fake news’, que a oposição chama de Projeto da Censura. A decisão foi tomada depois de pedido do relator do PL, Orlando Silva (PCdoB/SP), e a manifestação de líderes da Casa.

A incerteza sobre o número de votos para aprovar a proposta fez com que a base governista optasse por cancelar a apreciação do projeto na noite de ontem.

Depois do recuo, lideranças da base do presidente Lula já admitem que tão cedo o projeto voltará à pauta de votações do Congresso Nacional. E só deve ser pauta novamente se o ambiente de hostilidade contra ele for revertido.

Como divulgou a coluna do Jornalista Cláudio Humberto desta quarta-feira (03), Arthur Lira admitiu que “colou” a interpretação de que o objetivo do projeto é impor censura nas redes sociais, o que fez deputados retirarem apoio.

O deputado Rodolfo Nogueira (PL/MS) garantiu que a bancada do seu partido “votará integralmente contra” o Projeto da Censura na Câmara. Quem votar a favor do projeto, diz o deputado, “será triturado nas urnas”.

O deputado Marcel van Hattem (Novo/RS) reforçou a voz da oposição: “Não vamos tolerar mais abusos e censura”, disse , sobre o Projeto da Censura que irá definir “se a Câmara vai se curvar à ditadura em curso do Poder Executivo e do Poder Judiciário”.

O projeto das Fake News uniu bolsonaristas, setores evangélicos, plataformas digitais e redes sociais como o TikTok no movimento de oposição à proposta. O Google chegou a colocar avisos em sua home e impulsionou conteúdos contra a proposta. Aprovado em junho de 2020 no Senado, o Projeto de Lei 2630, tem o apoio de diversas entidades da sociedade civil, como as reunidas na Sala de Articulação contra a Desinformação (SAD), do Supremo Tribunal Federal (STF) e do governo Lula.

Fonte: Diário do Poder

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -