O vice-presidente do União Brasil, Antônio Carlos Magalhães Neto, ou ACM Neto, avalia que o presidente Lula (PT) não participou ativamente das eleições municipais para não puxar para si um eventual desempenho ruim, como o que aconteceu.
ACM não acredita na versão de que Lula não esteve em palanques para evitar conflito com aliados. “Acho que se ausentou foi por medo de trazer a derrota para o colo do governo”, disse o político em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo.
ACM Neto também destaca o bom desempenho de partido de centro, como PSD, MDB, Progressistas e União Brasil. E destaca o fiasco do PT no pleito.
“Dá para ver claramente quem foi o derrotado: o PT, que até agora, em primeiro turno, não elegeu um prefeito de capital”.
O político também não viu polarização nacional em questões municipais.
“O fator preponderante para a escolha do candidato a prefeito é a realidade de cada cidade. Isso tem muito mais peso do que as influências políticas externas. Sem desprezar situações específicas, ficou claro que a eleição foi municipal, muito mais do que nacional”.
Fonte: Diário do Poder