19.5 C
Brasília
02/02/2025
InícioNotíciasBrasilSem surpresa, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Sem surpresa, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

O senador Astronauta Marcos Pontes conquistou 4 votos e o senador Eduardo Girão, 4 votos. Parlamentar volta à Presidência do Senado com mandato que vai até fevereiro de 2027.

O senador Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado, em primeiro turno, com 73 votos. Seu mandato vai até fevereiro de 2027. Esta é a segunda vez que Davi ocupa a Presidência da Casa. A primeira vez foi entre 2019 e 2021. O senador Astronauta Marcos Pontes conquistou 4 votos e o senador Eduardo Girão, 4 votos.

Veja o perfil de Davi Alcolumbre, novo presidente do Senado

Senador Davi Alcolumbre (União/AP) volta à Presidência do Senado. Eleito no sábado (01) como o novo presidente da Senado Federal, Davi Alcolumbre (União/AP) ficará no comando da Casa legislativa até fevereiro de 2027.

Os presidentes do Senado têm mandatos de dois anos. Esse período é renovável, ou seja, o presidente pode ser reeleito para um novo mandato consecutivo, desde que haja apoio suficiente dentro da própria Casa para sua reeleição.

No entanto, A Constituição veda a reeleição para a Presidência do Senado numa mesma legislatura, que é o período de quatro anos entre duas eleições.

Perfil de Davi Samuel Alcolumbre Tobelem:

O mais novo presidente do Senado, nasceu 19 de junho de 1977 em Macapá/AP e é um político brasileiro filiado ao União Brasil (UNIÃO). É casado com Liana Andrade e pai de dois filhos.

De origem judaica, Davi Alcolumbre chegou a cursar Ciências Econômicas no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) mas não concluiu. Iniciou sua trajetória política em 2021, como vereador em Macapá, aos 24 anos. Na época, era filiado ao PDT.

Em 2002, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por três mandatos consecutivos. Em 2006, filiou-se ao PFL, que mais tarde passou a se chamar Democratas e atualmente é o União Brasil.

Durante seu mandato como deputado, em 2009, Davi Alcolumbre pediu licença para assumir a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Macapá, onde permaneceu até 2010.

Em 2014, foi eleito senador pela primeira vez, recebendo 131 mil votos. Quatro anos depois, tentou concorrer ao governo do Amapá, mas ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 23,75% dos votos válidos.

Retornou ao Senado e, em 2019, foi escolhido presidente da Casa, com o apoio de 42 parlamentares. Tornando-se o mais jovem a ocupar esse cargo, aos 41 anos.

Em outubro de 2019, Davi Alcolumbre assumiu interinamente a Presidência da República, enquanto o presidente Jair Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão, estavam fora do país, assim como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Em 2020, tentou viabilizar sua reeleição para a presidência do Senado, mas a questão foi barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que só permitiu recondução para as presidências da Câmara e do Senado em 2022.

Na eleição de 2022, foi reeleito senador, conquistando 196 mil votos. Até então, Davi Alcolumbre presidia a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi eleito à presidência do Senado contando com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de partidos da oposição.

Fonte: Diário do Poder

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -