Em menos de cinco anos, o governador Ibaneis Rocha transformou em realidade uma antiga reivindicação dos taguatingas ao concluir o Túnel Rei Pelé, peça central de sua gestão e uma das maiores obras do Distrito Federal. Com investimento de R$ 275 milhões, a passagem subterrânea já gerou mais de 1.600 empregos e deve facilitar o deslocamento diário de 135 mil motoristas.
Prometido há quase 20 anos, o Túnel Rei Pelé superou os desafios da pandemia, alta de preços, escassez de materiais de construção e disputas judiciais para se tornar uma conquista tangível. Essa conquista é resultado de esforços conjuntos, liderados pelo governador Ibaneis Rocha.
“Esta inauguração traz modernidade ao centro da cidade e beneficia uma grande população vinda de Samambaia, Ceilândia, Pôr do Sol / Sol Nascente e outras regiões. Este projeto, entregue no aniversário de 65 anos da cidade, eleva Taguatinga a um novo patamar. Agradeço a compreensão dos moradores e continuaremos trabalhando incansavelmente pelo nosso Distrito Federal”, disse Ibaneis Rocha durante a inauguração do projeto de R$ 275 milhões, que também gerou mais de 1.600 empregos.
O Túnel Rei Pelé faz parte do Corredor Eixo Oeste, uma rede abrangente de rodovias, corredores de ônibus, viadutos e túneis que liga Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, reduzindo o tempo de viagem para cerca de 30 minutos. Quando o governador Ibaneis Rocha assumiu o cargo, em 2019, apenas R$ 18 milhões do orçamento total de R$ 640 milhões para o corredor haviam sido executados. Porém, em pouco mais de quatro anos, o GDF (Governo do Distrito Federal) entregou com sucesso o Túnel Rei Pelé, concluiu a primeira fase do projeto da Avenida Hélio Prates, atualmente trabalha na segunda fase, finalizou os viadutos do Setor Policial Militar (ESPM) e está construindo o Viaduto Epig em frente ao Sudoeste, junto com o corredor de ônibus na Estrada ESPM.
A expectativa é que o Corredor Eixo Oeste beneficie 1,8 milhão de pessoas, acomode 1,3 milhão de veículos, atenda 13 cidades e atenda a 259 mil usuários de transporte público.
Muitos políticos prometeram construir a passagem subterrânea no centro de Taguatinga, e a recente saga para materializar o Túnel Rei Pelé envolveu um processo de licitação fracassado e obstáculos legais. Mesmo candidato ao GDF em 2018, Ibaneis Rocha incluiu o projeto em seu plano de governo. Após ser eleito em outubro daquele ano, ele começou a trabalhar para concretizar o túnel. Em 2019, o governador Ibaneis Rocha se concentrou em destravar o projeto no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Inicialmente, o projeto enfrentou atrasos por falta de dotação orçamentária, seguido de complicações decorrentes de consórcios envolvidos em gestões anteriores.
A atual administração enfrentou com sucesso as contestações legais e convenceu o TCDF a prosseguir com o projeto, resultando na aprovação do tribunal em 12 de dezembro daquele ano. Apenas 33 dias após a autorização judicial, Ibaneis Rocha assinou a ordem de construção do túnel. No dia 14 de janeiro de 2020, em cerimônia na entrada de Taguatinga, nascia a maior obra rodoviária em andamento no país.
Em maio do mesmo ano, o GDF iniciou a implantação de desvios de tráfego para facilitar a montagem do canteiro de obras. Em 20 de julho de 2020, a construção foi iniciada oficialmente e agora, menos de três anos depois, em 5 de junho de 2023, esse projeto entra para os anais da história do Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasília