28.1 C
Brasília
16/05/2024
InícioNotíciasDestaquesNova rede de irrigação revigora produção rural em Capão Seco, Paranoá

Nova rede de irrigação revigora produção rural em Capão Seco, Paranoá

Inauguração do Canal de Água Beneficia 40 Produtores Rurais e Garante Segurança Hídrica na Região.

O período de estiagem deixou de ser motivo de preocupação para os produtores rurais do Capão Seco, no Paranoá, graças a um novo sistema de irrigação que acaba de ser inaugurado na região. Com recursos provenientes de uma emenda parlamentar do ex-deputado distrital e atual administrador do Sudoeste, Octogonal e SIG, Reginaldo Sardinha, o canal de irrigação possui 5,6 km de tubulação que leva água do Córrego Lamarão a 21 propriedades locais, beneficiando diretamente 40 produtores rurais.

A inauguração do sistema, ocorrida na sexta-feira (4), foi realizada pelo governador Ibaneis Rocha, que ressaltou a importância dessa conquista para a comunidade rural do Capão Seco. “É muita alegria para a gente poder ligar a água e ver escorrer à vontade, para que as pessoas possam produzir e cuidar das suas famílias”, afirmou o governador, destacando o trabalho do Governo do Distrito Federal (GDF) em garantir segurança hídrica para a população rural.

Antes da construção do novo canal, a região enfrentou sérios problemas de abastecimento durante a seca, resultando em perdas significativas na produção. O sistema anterior, construído na década de 1980, utilizava manilhas de concreto que foram danificadas pelo crescimento de árvores nas proximidades, ocasionando vazamentos e escassez de água para as propriedades.

Com o novo projeto, elaborado e executado pela Secretaria de Agricultura do DF (Seagri), em parceria com a Emater, foram utilizadas tubulações de polietileno, um material mais leve e com menor chance de vazamentos. Isso garante aos produtores maior segurança e permite trabalhar o ano todo, independentemente das condições climáticas. Com a água de qualidade chegando a todas as propriedades, a produção aumentou significativamente.

A revitalização dos canais de irrigação faz parte de uma das principais políticas públicas do GDF, visando promover o uso sustentável dos recursos hídricos. Desde 2019, mais de 107 km de redes de irrigação foram recuperados em todo o DF, beneficiando mais de 700 propriedades rurais. A iniciativa não apenas aumenta a produtividade, mas também contribui para a sustentabilidade rural.

Além disso, o governador Ibaneis Rocha anunciou que em 2024 será lançado um projeto para pavimentar trechos da área rural do DF, buscando melhorar a qualidade de vida da população do campo. Os próximos locais a receberem obras de irrigação serão o Assentamento Márcia Cordeiro, em Planaltina, e Sobradinho, para levar ainda mais benefícios às famílias rurais do Distrito Federal.

O novo canal de irrigação no Capão Seco é um marco para a região, trazendo esperança, desenvolvimento e prosperidade para os produtores rurais, que agora podem contar com água em quantidade e qualidade para sustentar suas atividades agrícolas e cuidar de suas famílias.

Fonte: Agência Brasília

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -