17.5 C
Brasília
02/05/2024
InícioNotíciasBrasilSenado aprova PL que estabelece aplicação de formulário para medir grau de...

Senado aprova PL que estabelece aplicação de formulário para medir grau de risco de vítimas de violência doméstica

A senadora Leila Barros destacou que o primeiro atendimento dado à vítima mulher é essencial para que ela tome a decisão de permanecer na relação violenta ou procurar novos caminhos para sua vida. “O formulário padronizará o atendimento à vítima de violência doméstica. A aplicação efetiva do formulário e a ação coordenada dos órgãos de atendimento à mulher no uso das informações obtidas se fazem necessárias para que tenhamos um espaço onde a mulher pode contar a sua história e receber o devido amparo”, afirmou.

O plenário do Senado aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 6298/19 que visa uniformizar o atendimento à mulher e medir o grau de risco das vítimas de violência doméstica. Com relatoria da senadora Leila Barros (PSB/DF), o projeto determina que as delegacias de polícia apliquem o Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida durante o atendimento à mulher vítima de violência doméstica. Outros órgãos públicos ou privados poderão aplicar também o questionário caso desejem.

O questionário toma por base a experiência de países como Portugal, Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos e foi concebido por meio de parcerias entre importantes instituições atuantes no enfrentamento à violência contra a mulher, contando com o apoio técnico da União Europeia e do Ministério Público. São ao todo 19 perguntas objetivas e 10 abertas. Após as respostas, será possível determinar o grau de gravidade de risco e avaliar as condições físicas e emocionais da mulher.

A proposta, de autoria da deputada Elcione Barbalho (MDB/PA), insere a obrigatoriedade de aplicação do formulário na Lei Maria da Penha (Lei 11.340). O Formulário já foi aprovado inclusive em ato normativo conjunto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), cujo objetivo é mensurar o potencial de agravamento da violência doméstica.

Fonte: Ascom da Senadora Leila Barros

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -