23.5 C
Brasília
05/05/2024
InícioNotíciasBrasilCampeões de olimpíadas científicas recebem medalha do ministro em Taubaté (SP)

Campeões de olimpíadas científicas recebem medalha do ministro em Taubaté (SP)

“Temos mais de 60 olimpíadas que o ministério financia e isso me dá muito orgulho, porque dentro desses medalhistas que estão aqui nós podemos ter o futuro astronauta que vai a Marte, nós podemos ter a futura astronauta que vai a lua”, declarou.

Também conhecida como olimpíadas do conhecimento, competição financiada pelo MCTI premiou estudantes das provas de astronomia, ciências, informática, medicina e linguística.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, realizou na tarde da quinta-feira (26) a entrega de medalhas e um certificado para estudantes vencedores das olimpíadas do conhecimento na cidade de Taubaté, em São Paulo. A competição que é financiado pelo MCTI premiou os ganhadores das competições: a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a Olimpíada Brasileira de Medicina e da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL).

Durante a premiação Pontes destacou a importância das competições para o futuro dos estudantes brasileiros. “Temos mais de 60 olimpíadas que o ministério financia e isso me dá muito orgulho, porque dentro desses medalhistas que estão aqui nós podemos ter o futuro astronauta que vai a Marte, nós podemos ter a futura astronauta que vai a lua”, declarou.

O diretor do Departamento de Difusão e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Daniel Lavouras, destacou a relevância das competições. “Essas olimpíadas são importantes porque elas são eventos gratuitos que qualquer aluno de qualquer escola do país pode participar. Elas são provas encantadoras, fascinantes. Elas detectam talentos precoces, mas elas têm como função principal, nas primeiras etapas, ser uma prova do tipo que o alugo goste de participar, uma prova legal”.

Olimpíadas do Conhecimento

A competição é uma das principais apostas do MCTI para a popularização da ciência, o estímulo e a qualificação de jovens brasileiros em diferentes áreas do conhecimento. Em 2022 o MCTI, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), empresa pública vinculada ao MCTI, disponibilizou um edital para a realização de olimpíadas cientificas no país com aporte de R$ 3,1 milhões.

Fonte: Ascom do SEAPC & MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -