24.5 C
Brasília
26/04/2024
InícioNotíciasBrasilPesquisa aponta queda de vantagem de Lula sobre Bolsonaro para 6 pontos

Pesquisa aponta queda de vantagem de Lula sobre Bolsonaro para 6 pontos

Norte – Jair Bolsonaro tem 50% X Lula 44%. Margem de erro regional é de 6,4 p.p.

Lula (PT) tem 43% dos votos e Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 37%, segundo PoderData

O ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da disputa presidencial, de acordo com a pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira, 21. Realizado entre os dias 17 e 19 de julho, o levantamento aponta o petista com 43% dos votos, contra 37% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os 2 candidatos tiveram variações dentro da margem de erro do levantamento (de 2 pontos percentuais) nos últimos 15 dias: Lula oscilou de 44% para 43%; Bolsonaro variou de 36% para 37%.

Essa diferença de 6 pontos é a menor registrada entre Lula e Bolsonaro desde abril de 2022, quando começaram a ser sentidos de maneira mais vigorosa os efeitos da alta da taxa de inflação e dos preços dos combustíveis.

A margem de erro da sondagem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou positivamente de 5% para 6%, enquanto a senadora Simone Tebet se manteve estável com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) flutuou para baixo, de 3% para 2%, e o empresário Pablo Marçal (Pros) oscilou de 0% para 1%. O ex-deputado José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil), o cientista política Luiz Felipe D’Avila (Novo), a professora Sofia Manzano (PCB) e a sindicalista Vera Lucia (PSTU) não pontuaram.

Considerando a margem de erro, Ciro, Tebet e Janones estão tecnicamente empatados, sendo que a senadora e o deputado federal também empatam com Marçal, Eymael, Péricles, Bivar, D’Avila, Manzano e Vera.

Brancos e nulos somaram 4% e os entrevistados que disseram não saber em quem votar também foram 4%.

Segundo turno

A pesquisa PoderData fez apenas uma simulação de segundo turno para a disputa, confrontando Lula e Bolsonaro.

O levantamento mostra estabilidade na corrida presidencial, com Lula vencendo as eleições com 51% dos votos (sumindo um ponto percentual da sondagem anterior). O atual mandatário repetiu os mesmos 38%. A diferença entre os dois é de 13 pontos percentuais há duas semanas, ela era de 12 pontos.

Brancos e nulos somaram 9% e os entrevistados que disseram não saber em quem votar foram 2%.

Cenário Regional

Por região, o levantamento do PoderData mostra os seguintes números na disputa entre Lula e Bolsonaro:

  • Sudeste – Lula e Bolsonaro têm o mesmo desempenho do que no eleitorado em geral, 43% a 37%;
  • Sul – Jair Bolsonaro supera Lula por larga margem de 48% a 28%;
  • Centro-Oeste – Os candidatos empatam tecnicamente, considerando-se a margem de erro regional de 6,9 p.p. de 1% Bolsonaro 41% X  Lula 36%;
  • Norte – Bolsonaro tem 50% X Lula 44%. Margem de erro regional é de 6,4 p.p.;
  • Nordeste – Lula segue com grande vantagem, como registrado nas rodadas anteriores de 52%, contra 27% de Bolsonaro.

A pesquisa PoderData foi entrevistou 3 mil pessoas, por telefone, em 309 municípios das 27 unidades da federação e custou R$ 103.715,00. O intervalo de confiança é de 95%, segundo o instituto, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-07122/2022.

Fonte: Diário do Poder

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -